sexta-feira, 25 de abril de 2008

Frida Kahlo [Vida e obra]


A mexicana Frida Kahlo foi sempre uma das minhas pintoras preferidas...

Vida

Nascida a 1907, Madalena Carmen Frida Kahlo e Calderón, era filha do fotógrafo judeu-alemão Guilhermo Kahlo e de Matilde Calderón e Gonzalez, uma senhora de origem espanhola, mexicana e indiana.

Desde cedo, Frida foi marcada por um acidente de autocarro, que a obrigou a permanecer numa cama durante um ano, recuperando num sofrimento de lesões graves na coluna, anca, pés, acabando por sofrer de poliomielite o resto da sua vida. Apesar de enfrentar mais de 25 operações, a sua vida seria marcada pelo sofrimento causado por aquele acidente!

Para compreender a sua obra, este aspecto da sua vida tem de ser conhecido, pois a vida e a obra interligam-se sempre...Frida começou a pintar no seu colete de gesso e seria encorajada sempre pelo pai, com quem tinha uma boa relação.

Nunca se considerou uma surrealista, mas sim uma realista, pois todos os seus quadros, são representações de etapas da sua vida, assim como das relações emocionais, materiais e sociais que teve.

Kahlo foi uma forte militante do partido comunista, onde acabaria por conhecer o seu marido, o pintor Diego Riviera, e o homem que a mais marcaria! Viajou com este por Nova Iorque, Detroit, mas o México seria sempre o lugar do seu coração!

Quando se separou, por uns anos, de Diego, viajou por Paris e acabaria por ser uma revelação numa capa da Vogue!

Frida passou a ter mais destaque depois da sua morte, porém, a sua casa será sempre o seu museu, a Casa azul!

Obra



Auto-retrato num vestido de seda, 1926


Frida e Diego Rivera, 1931


As duas Fridas, 1939


Pensamentos da morte, 1943


Árvore da esperança, sê forte, 1946 e muitas mais...

Waberer, Keto von; Frida Kahlo Masperpieces; Schirmer Art Books, 2003