terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Razões para ver... 50 Shades of Grey




O início da trilogia de E L James chega finalmente às salas de cinema... Muito aguardado, pelas personagens Christian Grey, Jamie Dornan, e pela Anastasia Steele, Dakota Johnson. 

Anastasia é uma estudante de literatura que vive com a sua amiga jornalista Kate. Esta é "forçada" a entrevistar o solteiro mais cobiçado, rico e bonito de Seattle, Christian Grey. 
Com uma entrada aos trambolhões, os dois conhecem-se no escritório do multimilionário e, apesar do ambiente mais frio/seco entre ambos, sentem uma grande atração um pelo outro. Ela fica nas nuvens, completamente fascinada por ele, e ele fica com vontade "de a conhecer melhor". 
Entre encontros inesperados e esperados, Grey acaba por convidar a jovem para sua casa e revela a sua faceta sadomasoquista, com apresentação do quarto vermelho e através de um contracto, em que Anastasia concorda ser sua submissa. 
Anastasia, apesar de incrédula, fica fascinada por esta nova forma de encarar o sexo. Grey, que não é pessoa de romantismos, compreende que Anastasia ainda é muito ingênua e fica muito surpreendido quando a estudante revela que, afinal, ainda é virgem. 
Quebrando umas certas regras, ele acaba por ter uma noite de amor com a jovem, mas no dia seguinte, deixa claro q não funciona dessa forma e que quer muito que ela seja dele. 
Anastasia fica com o contracto para análise. 
Os dias passam, ela faz a sua pesquisa de certos termos e de possíveis negociações e ele fica muito impaciente. 
Anastasia pede uma reunião com Grey para redefinir termos do contracto e, no final da negociação, ele alicia a jovem a ficar no escritório para a possuir e ela, de forma muito provocadora, dá-lhe uma grande nega!
Ele continua a agradar a jovem para que ela concorde com o contracto e, pela primeira vez, leva-a para o quarto vermelho. Ela experimenta e ele pratica sadomasoquismo de forma mais suave. 
O que é certo é que ela procura um romantismo e uma relação que ele não lhe consegue dar. 
Os dois acabam por se afastar por mais uns dias, pois ela vai de viagem para a Geórgia, visitar a mãe, e ele, por estar demasiado ansioso, decide ir ter com ela. Os dois têm uma tarde romântica, voando pela cidade, mas ele acaba por voltar a Seattle pelos negócios. 
Anastasia regressa da viagem e vai ter com Grey à sua casa... Ele está muito nervoso e preocupado com negócios que correm menos bem e pede para irem para o quarto vermelho. 
As coisas acontecem de uma forma um pouco mais intensa e Anastasia acaba por perceber que aquilo pode ser mais penoso do que ela achava. 
À noite, confronta-o, pois quer mais do que aquilo q ele dá e, entre faltas de resposta, ela pede que ele realmente lhe mostre como é o verdadeiro sadomasoquismo.. É aí que as coisas complicam! 
Christian Grey bate-lhe fortemente 6 vezes, com uma chibata, e ela fica horrorizada pelo tipo de prazer que ele sente ao infligir dor nos outros. 
Ela acaba por se recusar a participar em tudo aquilo e exige a Grey que se afaste dela. 

Falar de 50 sombras é falar obrigatoriamente do livro. Para os leitores, há certos aspectos alterados na e certos pontos que são esquecidos para acelerar a história. 
A nível de cenários, as vistas das cidades  são fantásticas, mesmo em situações de clima mais cinzento. Quando os dois voam em Geórgia, a intensidade de cores na paisagem é cativante! 
A forma como ambos se conhecem é a mais impessoal de todo o filme, chegando mesmo a impaciência e secura de Grey de irritar os espectadores. Ao longo do filme, ele começa a sofrer algumas mudanças e mesmo a forma como olha para Anastasia, sem estar no quarto vermelho, é mais ternurenta! Realmente, vê se a mudança nele pelo amor dela! É uma grande particularidade no papel de Jamie Dornan, que acaba por ser a estrela do filme. Sempre que aparece no ecrã, faz suspirar! Primeiro pela forma mandona e dominadora que tem e depois pela dedicação à personagem de Dakota. Ele mostra o verdadeiro Grey, mas mais brincalhão e mais possessivo. O único ponto talvez menos positivo é não ter um corpo particularmente mais bem definido na zona do peito. Que acaba por ser esquecido quando ele surge a ter sexo com Dakota. Ele sabe mover-se sensualmente, sabe dedicar-se à jovem e apresenta um Grey muito semelhante ao livro! Até ao nível da prevenção, tudo surge em cena com grande naturalidade. 
Dakota Johnson apresenta uma Anastasia um pouco tonta por vezes, mas há uma evolução ao longo do filme e as cenas finais apresentam uma personagem com mais complexidade e emoção. No fundo, ela destabiliza e humaniza Grey, mas isso vê se em pequenas porporções com Dakota. Em termos de nudez, ela apresenta uma personagem tímida mas muito mais exposta que Grey. Há cenas muito sensuais do seu corpo e tudo é apresentado com um erotismo mais romântico/apaixonado. Vê-se com grande destaque o peito e o rabo...
O corpo da jovem não é de uma top model, mas nem no livro é assim apresentada. 
A banda sonora surge como ponto fundamental no filme. Nas cenas mais sexuais, as músicas escolhidas envolvem  o espectador ainda mais à história e acabam por tornar Grey ainda mais dominador e sensual. 
É certo que 50 sombras é conhecido pela parte sexual elevada, pelas várias cenas de nudez e de explicitação do envolvimento, mas é apresentado de forma muito natural.. Nunca podendo ser comparado a algo pornograficamente forçado.