sábado, 19 de novembro de 2011

Razões para ver... Breaking Dawn - part I




Os fãs de Stephenie Meyer aguardam ansiosamente por este capítulo e Bill Condon apresenta uma Bella e um Edward com um percurso interessante.
Bella Swan prepara-se para casar com o homem que ama, sob o desacordo de Jacob, seu melhor amigo. Os preparativos do casamento são tratados pela bela irmã de Edward Alice, e Bella apenas tem de se preparar para enfrentar a multidão de convidados. Quando se dirige para o altar, sente um enorme nervosismo, mas ao ver Edward a segurança instala-se e a cerimónia de sonho realiza-se.
Para tudo ficar perfeito, Jacob surge no casamento e partilha a felicidade da amiga.
Os recém-casados partem para a lua-de-mel na ilha Esme, oferecida por Carlile à esposa, perto do Rio de Janeiro.
O casal partilha as maravilhas da lua-de-mel até que algo estranho acontece...Bella fica grávida!!
Com o desacordo de Edward, por este ser vampiro e ser impossível conceber uma criança, Alice, Jasper e Jacob, Bella decide avançar com a gravidez. Entre a luta pela sobrevivência do feto e o ambiente hostil, Bella ainda tem de enfrentar o desacordo dos lobos, liderados por Sam, lider da alcateia de Jacob.
Jacob deserta do grupo, juntamente com Seth e Leah, e decide proteger a amiga e a sua família. Mas, os lobos estão atentos e tentam atacar a casa dos Cullen, durante o parto de Bella.
O bébé finalmente nasce e Bella, para ser salva do parto complicado, torna-se vampira.
O filme acaba ligando os Volturi aos Cullen, que recebem a notícia que finalmente Bella é transformada em vampira. Mas, algo perigoso avizinha-se!
O filme começa por uma retrospectiva rápida da vida de Edward, que interpretado por Robert Pattinson, mostra-se uma personagem mais presente na história, com carácter e mais envolvente com a sua amada. As suas movimentações, típicas de um vampiro, não parecem falsas ou forçadas, tornando este ser mais credível que nos outros filmes.
Kristen Stewart torna Bella numa nova personagem neste filme, contrastando EM MUITO com os anteriores. É mais envolvente, decidida, tem uma entrega maior para o marido e para com o filho. Mesmo durante o tempo de gravidez, em que o feto ameaça a sua vida, a actriz sabe demonstrar a fragilidade do momento, a sua preocupação, a dor e o amor a partilhar.

Jacob também se destaca, visto que Meyer no livro, dá uma significativa ao papel do jovem lobo e dos seus dilemas e inseguranças.

A alcateia surge com efeitos que tornam as transformações mais naturais e com uma presença mais forte no filme.

Apesar de alterar algumas situações presentes no livro, o filme acaba por ser um dos melhores da saga, dando indícios de um final surpreendente.