sábado, 14 de fevereiro de 2009

Quem me dera...

Aston Martin Vanquish

ESPECIAL: Scrips do Snoopy, Charlie Brown & Amigos

Illustração...Clowns


Dicas, caso seja uma prenda,...

...de como cuidar do teu bonsai!









Quando e como devo regar um bonsai?

Primeiro, o mais importante é observar devidamente o bonsai. Como?
Verificando as folhas, as raízes e como a terra se apresenta. Se estiver seca, regamos. Sim, como as outras, mas podemos colocar o dedo na terra e verificar se falta humidade.
Em dias de calor, devemos regar cerca de 2 a 3 vezes, podendo fazer de manhã e à noite.
A rega deve ser directamente na terra, ou seja, podemos colocar um recipiente com água, não muita e colocar o vaso no recipiente, durante 10 a 15 minutos. Também podemos borrifar, mas sem excessos!

Devemos adubar o bonsai?

Sim, basta um mês após a compra, adubamos com BioFert Plus (um fertilizante líquido, e sem cheiro), para manter um bonsai saudável. Mas, caso haja dedicação para um crescimento mais prospero, existem mais adubos, mais fortes, que ajudarão.

Mas, quanto à poda, o que devemos fazer?

No que toca à poda das raízes, isso irá depender dos anos do bonsai: idades até 10 anos, transplantar o bonsai de dois em dois anos; idade de 10 a 20 anos, o transplante é efectuado a cada três anos e idades com mais de 20 anos, o transplante acontece segundo observação da massa radicular, para tal levantar a árvore da terra e observar o estado da terra/raízes, se não existir solo suficiente e as raízes ocuparem todo o vaso, então está na altura certa.

Quanto à poda aérea, a poda de galhos e folhas também deverá ser realizada de uma maneira periódica, sendo mais frequente do que a poda da raiz. Podar quer dizer tirar galhos em excesso, que geralmente acontece na Primavera. Mas poda é também direccionamento, os galhos que crescem na parte inferior das pernadas serão eliminados por não serem naturais nas árvores em plena natureza. Quanto aos galhos novos, eles crescem demasiado e se alongam saindo fora da silhueta do bonsai, então há que os encurtar.