sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dress like a man!?

Tommy Ton


Razões para ver... Monsters University

Monsters University


Realizado por  Dan Scanlon, Monsters University é um filme de animação que permite o retorno de Mike e Sulivan ao grande ecrã!
A história do filme passa 10 anos antes do primeiro filme. 
Mike Wazowski é um miúdo sonhador que, numa visita de estudo da escola, descobre um grande desejo em ser Assustador. Para isso, ao longo dos anos, estuda com afinco para entrar na Faculdade de Susto. 
O grande dia chega e Mike está convencido que será o melhor da sua turma. Entre livros e residências universitárias conhece Randall, seu companheiro de quarto, e Sullivan, um estudante que carrega no nome de família ser um Assustador. 
Sullivan e Mike começam uma disputa onde Mike acha que Sullivan tem tudo à mão e não dá valor à aprendizagem e Sullivan acha que o seu rival é um convencido sem capacidade de assustar. Entre uma disputa e outra acabam por ser expulsos da faculdade. 
Mike não se dá por vencido e insiste em entrar num jogo de sustos que dá a possibilidade de se tornar numa referência para a directora e ter a oportunidade de retornar ao curso que se increveu inicialmente.  Sullivan junta-se ao rival mas, o grande contra é que pertencem a uma fraternidade de "tótós" sem capacidade nenhuma para assustar.
Com muito treino e força interior, os dois acabam por tornar a equipa numa justa vencedora! Já os dois colegas acabam por se desentender pois Sullivan acaba por tramá-lo, fazendo batota. Mike em desespero acaba por fazer com que os dois sejam expulsos de vez.
No final, como percebem que até formam uma boa equipa, passam a fazer tudo juntos. 

MU é um filme Pixar extremamente rico! Apresenta quer cenas, quer personagens visualmente coloridas, com um humor quer sarcástico, quer moralista. Relativamente à criatividade, não traz muito de novo, seguindo algumas caracteristicas do anterior. 

MU apresenta uma boa história, com uma moral sobre amizade, confiança e poder de equipa. O grande forte talvez seja o valor que um monstro tem em assustar, sendo neste mundo algo bom, que ajuda no bem-estar de todos. 
É uma história mais individualizada de Mike Wazowski, que teve um papel menor no primeiro filme. 
Passamos a conhecer como as duas personagens se juntaram, como se completaram e o seu percurso que culminou na empresa de sustos. As suas expressões são sem palavras, pois dizem tudo sobre aquilo que estão a sentir. 
O que acaba por tornar o filme fresco é mesmo as novas personagens, companheiros de equipa de Mike e de Sullivan. 
O final acaba por ser surpreendente, inesperado mas já conhecido.