domingo, 8 de maio de 2011

Sim, sonho com uma...

Razões para ver Brokeback Mountain



Filme de 2005 de Ang Lee junta Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams e Anne Hathaway.
Em 1965, eram necessários pastores para tomar conta de ovelhas, além de dar um bom dinheiro, também permitia desfrutar de boa paisagem, contrastando com o clima mais fresco.
Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger) são contratados e passam dias a olhar à vez pelas ovelhas, entre refeições e noites mal dormidas. Os dois acabam por se apaixonar, depois de uma noite de bebida, e com o tempo aprofundam o seu sentimento, mas acabam por se desentender ao perceber que vão ter de deixar de se ver, acabando por se esmurrar mutuamente. 
Com o trabalho terminado, ambos voltam à sua vida, Ennis casa e tem com a esposa Alma Beers (Michelle Williams),  duas filhas, e Jack conhece  Lureen Newsome (Anne Hathaway), e têm um filho. Ennis tenta sustentar a família, vivendo sempre apertado, e Jack vive confortavelmente, mas é desprezado pelo sogro.
Em 1967, Ennis recebe um postal de Jack a informar que vai à zona e que vai estar com ele. Os dois encontram-se em casa de Ennis e num momento de saudade e de envolvimento, Alma assiste ao beijo dos dois.
O casamento começa por se detiorar com o tempo. Acabam por se separar, após uma noite em que Alma lhe pede para usar preservativo, pois não conseguem sustentar mais um filho. Alma fica com a guarda das meninas e casa-se novamente
No dia de Acção de Graças, Alma confronta Ennis com que suspeitou e os dois acabam por discutir e não estão mais juntos.
Jack e Ennis continuam a encontrar-se em Brokeback Mountain e Jack tem sempre planos que os dois possam ter o seu rancho, mas Ennis teme sempre, pela reacção das pessoas.
Jack acaba por se envolver com o marido de uma amiga da mulher, mas mente a Ennis, para não o magoar, e diz que está envolvido com a amiga da mulher.
A 1983, os dois encontram-se no mesmo local, mas acabam por se desentender por Ennis não puder estar com Jack em Novembro, do mesmo ano. Jack não entende, os dois dicutem e Ennis acaba por chorar e ser abraçado por Jack.
Jack acaba por falecer, espancado por três homens, e Ennis é informado pela mulher, que o seu amor teve um acidente.
Por considerar Brokeback Mountain como o local perfeito para esconder o segredo, Jack pretendia que as suas cinzas fossem espalhadas pelos local, mas Ennis acaba apenas por recordar o amigo pelas camisas, que o falecido guardava em casa dos seus pais e que foram usadas quando se conheceram.
Ennis fica sozinho e constantemente a recordar-se de Jack.
O filme, ao contrário do que se associa, não apresenta muitas cenas de nudez e de envolvimento homossexual. Os dois actores envolvem-se de uma forma bastante digna e revelando o profundo amor que as duas personagens tinham. Sendo um tema tabu, este filme mostra que duas pessoas do mesmo sexo podem-se envolver, não revelando perversidade.
De forma suave, foram retratados os problemas que os homossexuais enfrentam quando assumem o seu amor, sofrendo represálias, a necessidade de se esconderem e o aproveitamento do momento que vivem, mesmo sendo pouco por vezes.
As performances de Anne e de Michelle facilitaram o entendimento dos dois actores masculinos, pois sendo personagens diferentes, Anne ousada e carismática, Michelle simples e trabalhadora, permitiu verificar as diferenças das personagens masculinas e os pontos que os aproximavam.

[sm]

The Wings - Gustavo Santaolalla