segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Razões para ver Harry Potter and The Deathly Hallows


Do mesmo director de Harry Potter and the Order of the Phoenix e de Harry Potter and the Half-Blood Prince, David Yates, chega-nos a primeira parte do último filme de Harry Potter.
Harry encontra-se com um legado muito pesado, destruir os Horcruxes que mantêm Voldemort vivo e destruir, por fim, o Senhor das Trevas. Porém, Dumbledore não o instruiu de como o fará e depara-se com muitas adversidades para o conseguir.
Harry deixa a casa que o acolheu, protegido por Hagrid, com mais seis Potters, Ron, Hermione, Fleur, Fred, George, Mundundugus, acompanhados de Kingsley, Olho-Louco, Mr. Weasley, Bill Weasley, Tonks, Lupin, para que nem Voldemort nem os Devoradores da Morte o apanhem. Mas, tudo não corre como planeado e chegam todos a casa dos Weasleys sem Olho-Louco, que morre.
Entretanto, o Senhor das Trevas traça o plano que conseguir resgatar algo que o deixa muito poderoso, sob o olhar dos seus fiéis seguidores.
Na casa dos Weasleys, decorrem os preparativos para o casamento de Bill e de Fleur.
Harry, Ron e Hermione recebem a visita do Ministro da Magia, que lê o testamento de Dumbledore e entrega a Harry uma Snitch, que se abrirá no fim, a Ron, um Apagador, feito pelo Dumbledore, a Herminione, os contos de Batilda Bagshot "O Beedle, o Bardo" e ainda a espada de Godric Gryffindor, que se encontra desaparecida. Todos ficam surpreendidos, pois não entendem para que o Apagador dá e retira luz, a Snitch e os contos servem.
O casamento então começa. Mas Kingsley interrompe-o, enviando o seu patronum, que avisa que os Devoradores da Morte tomaram conta do Ministério, que o Ministro está morto e queos Devoradores da Morte iriam atacar.
Os três amigos fogem e após uma luta num café londrino, contra os Devoradores da Morte, refugiam-se na casa de Harry, deixada por Sirius, antiga sede da Ordem da Fénix.
Aqui, Ron acaba por descobrir que R.A.B são as iniciais do nome do irmão de Sirius e Harry decide interrogar Kreacher sobre o medalhão. Este conta que Mundundugus o roubou e Harry pede para que traga até si Mundundugus. Com ajuda de Dobby, Kreacher traz o ladrão que confessa ter sido persuadido por Dolores Umbrigde a dar o objecto.
Harry, Hermione e Ron decidem ir disfarçados ao Ministério e resgatar o medalhão, sendo este um Horcruxe.
Numa corrida contra o tempo, os três amigos conseguem atordoar Umbridge, alcançar o medalhão, afastar os Dementors e fugir aos Devoradores da Morte. Mas, Ron fica ferido e dai começa o seu afastamento dos amigos. Com o medalhão tudo fica mais tenso entre os três e Ron acaba por os abandonar, por influência do medalhão nos seus ciúmes. Hermione fica desolada, Harry fica ainda mais sombrio, mas decidem continuar com a sua missão.
Godric Hollow é o destino dos dois amigos, pois Harry sente que deve ir à terra onde os pais foram mortos e onde residiu Dumbledore e Batilda.
No cemitério da cidade, Harry visita a campa dos pais e Hermione descobre o símbolo, que antes também surgiu no livro dos contos e na lapela do fato de Lovegood, pai de Luna, no casamento.
Os dois são observados e chamados por Batilda. Esta faz com que a sigam até sua casa e depois revela ser Nagini, que quase mata Harry.
Os dois amigos voltam a escapar e Harry, numa vigilia, vê um patronum e decide segui-lo, o que faz com que encontre num lago a espada de Gryffindor. Harry quase que se afoga, mas Ron salva-o e alcança a espada. Ron destrói o medalhão com a espada e explica aos amigos que regressou com ajuda do Apagador, pois Dumbledore calculou que se desviaria da missão.
Como o símbolo continua a surgir, os três amigos decidem ir a casa de Luna falar com o seu pai e este explica o símbolo dos Talismãs da Morte, enquanto Hermione lê a história dos três irmãos que enganarm a Morte com a varinha de Sabugueiro, a pedra da Ressureição e o Manto de Invisibilidade. Este trai-os, pois quer libertar Luna, que se encontra presa com os Devoradores da Morte. Os três conseguem escapar, mas são apanhados pelos Raptores, que os levam à mansão dos Malfoy, onde Harry é reconhecido, mas mantido na cave juntamente com Ron, enquanto que Hermione é torturada.
Harry pede ajuda à parte do espelho dado pelo padrinho e surge Dobby em auxílio dos amigos.
O elfo consegue levar Ollivander e Luna, que estavam na cave, para um sítio seguro e resgata Ron, Harry e Hermione da casa dos antigos donos. Mas, Bellatrix consegue trespassar com um punhal o elfo e este morre nos braços de Harry. O jovem cava a sepultura para o elfo, muito emocionado
O filme fica no ponto em que Voldemort consegue a varinha de Dumbledore, usurpando o seu túmulo.
Para quem leu o livro, facilmente fica desiludido com a história, pois mais uma vez muitos detalhes são deixados de fora e a história passa numa correria desnecessária. Onde tudo deve ficar esclarecido, bem apresentado, fica aquém pela falta de lógica de algumas cenas e de omição de situações relevantes, que ajudam a estruturar a história. Alguns factos surgem alterados, infelizmente.
No entanto, a história vai-se desencadeando e as interpretações de Daniel Radcliffe, Emma Watson e de  Rupert Grint convencem, sendo das melhores ao longo dos filmes. Cada um apresenta-se isoladamente e fazendo parte do todo. Sim, a história é de Harry, mas não são esquecidos os amigos que tanto o acompanharam nesta jornada. Lord Voldemort surge ainda mais terrível e Belatrix Lestrange, Helena Bonham Carter, surge fascinante pela sua devoção.
É de louvar que Dobby tem um papel importante na história e que não foi esquecido, havendo muita emoção aquando a sua morte.
Não esquecendo os cenários da viagem dos amigos e que, mesmo tendo estes "senãos", é de não perder o final tão aguardado em 15 de Julho de 2011.