terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ESPECIAL: Scrips do Snoopy, Charlie Brown & Amigos

Desde 1920...



... Derringer Cycles.

[sl]

Razões para ver Lua Nova

Em Crepúsculo, baseado no livro de Stephenie Meyer, o 1.º da saga Twilight, Isabella Swan apaixona-se por Edward Cullen, um misterioso vampiro que frequenta a sua escola. Este também se apaixona pela jovem, mas possui um auto-controlo impressionante para não a morder, mesmo esta tendo um sangue muito apelativo. A família Cullen, nomeadamente Rosalie, irmã de Edward, a família de Jacob e os amigos de escola não aprovam a relação, mas os dois centram-se no seu amor. Tudo se complica quando aparecem Laurent, Victoria e James. Este último, começa a desejar Bella, tenta transformá-la em vampira, e quase o consegue, mas a família Cullen, Edward e Carlile, o pai da família Cullen, salvam-na. Bella percebe que a única maneira de ser feliz com Edward é tornar-se uma vampira, o que Edward recusa a aceitar a idéia.
Em Lua Nova, o casal vive apaixonado em Forks e Bella completa o seu 18.º aniversário, assombrado pela recusa de a jovem se tornar mais velha que Edward. Tudo corre bem, na festa de aniversário organizada pela Alice, irmã adoptiva de Edward, para Bella, até que esta se corta em papel de embrulho e James, namorado de Alice, tenta atacá-la e beber o seu sangue. Edward, Emmet, irmão adoptivo de Edward, Alice e Carlile resolvem a situação. Edward fica transtornado e decide deixar Forks e Bella, pensando que fica em segurança.
A jovem fica destruída e durante meses apática.
Tudo tende a mudar quando se aproxima de Jacob, um jovem que mais tarde se torna lobo, e este volta a ajudá-la a viver. Mas, Bella nunca esquece Edward e ao perceber que se arriscar a sua vida, este aparece para preveni-la.
Bella vai-se arriscando, Jacob se afastando sem razão e Victoria, ex-companheira de James, aparece indirectamente, pela presença de Laurent para ameaçar a jovem. Quase a morde, mas surgem os lobos que a salvam.
Bella sente o afastamento de Jacob e confronta o jovem, este não lhe pode revelar o segredo, mas Bella lembra-se que os vampiros tem os lobos como inimigos. Então sabe o seu segredo e que este anda a perseguir Victoria.
Bella, em mais uma tentativa de ver Edward, atira-se de um penhasco e Jacob salva-a.
Tudo se complica pois Alice, como tem visões do futuro, vê a jovem a afogar-se e desloca-se a Forks para ver se está tudo bem. Ambas reencontram-se, sob o olhar atento do lobo Jacob. Entretanto, Rosalie conta a Edward que Bella morreu e este liga para a casa de Bella para confirmar e Jacob conta que o funeral está a ser tratado, mas este era de Harry amigo da família que faleceu de ataque cardíaco.
Edward fica transtornado e decide pôr termo à vida, indo a Volterra, ter com os Volturi, uma família muito poderosa de vampiros, que se rege por leis de preservação da exposição da espécie.
Alice avisa Bella da decisão de Edward, e mesmo Jacob implorando, Bela vai com Alice até Itália.
Os Volturi recusam-se a matar Edward e propõem-lhe que se junte a eles, por este ter o poder de ler pensamentos. Edward recusa e decide expôr-se para ser morto.
Bella e Alice chegam a tempo de impedir isso, mas todos são levados à presença de Aro, Caius e Marcus. Aro tenta ler os pensamentos de Bella, mas não consegue, Jane tenta induzir dor a Bella, mas também não consegue. Bella tem poderes que desconhecem.
Sob a condição de transformar Bella em vampira, brevemente, todos partem.
Bella volta a casa com o seu Edward, que promete não desiludi-la mais.
Jacob não se conforma com a rejeição e previne Edward do Tratado, caso mordam um humano as tréguas terminam.
Bella vê-se com grandes problemas: ter de ser mordida por Edward para não ser morta pelos Volturi; ser perseguida por Victoria e não acabar com as tréguas entre os lobos e vampiros.
Para complicar ainda mais, Edward pede-lhe em casamento, após a aprovação da família, menos de Rosalie, para que Bella se torne vampira.
O 2.º filme da saga possui uma história mais enredosa e madura que o 1.º e cativa mais por isso. Vemos uma Bella mais presente na tela e uma ascensão de Jacob.
O filme apresenta cenários maravilhosos, credíveis e mesmo os lobos aparecem com menos efeitos especiais, que poderiam estragar a relevância destas personagens. Todas as personagens tem o seu tempo de destaque, apesar de, mais uma vez, a família Cullen e os restantes lobos, Sam, Paul, Quil, etc., também não serem mais explorados.
A relação de Bella com Jacob tem a envolvência esperada, partindo mais por parte do Taylor, do que propriamente da Kristen.
Apesar de ser uma obra com alguma acção mais no final, não foi totalmente transportada do livro para o filme.
A única falha é, após a partida de Edward, Kristen deveria ter explorado ainda mais o sofrimento de Bella, os fãs exigiam-no, pois todos comoveram-se quando este a deixou, e no filme não foi tão profundo o quanto esperado.
Porém, os fãs, dos livros e dos filmes, saem satisfeitos do cinema, pois este supera e muito o 1.º filme.