Sim, basta um mês após a compra, adubamos com BioFert Plus (um fertilizante líquido, e sem cheiro), para manter um bonsai saudável. Mas, caso haja dedicação para um crescimento mais prospero, existem mais adubos, mais fortes, que ajudarão.
Mas, quanto à poda, o que devemos fazer?
No que toca à poda das raízes, isso irá depender dos anos do bonsai: idades até 10 anos, transplantar o bonsai de dois em dois anos; idade de 10 a 20 anos, o transplante é efectuado a cada três anos e idades com mais de 20 anos, o transplante acontece segundo observação da massa radicular, para tal levantar a árvore da terra e observar o estado da terra/raízes, se não existir solo suficiente e as raízes ocuparem todo o vaso, então está na altura certa.
Quanto à poda aérea, a poda de galhos e folhas também deverá ser realizada de uma maneira periódica, sendo mais frequente do que a poda da raiz. Podar quer dizer tirar galhos em excesso, que geralmente acontece na Primavera. Mas poda é também direccionamento, os galhos que crescem na parte inferior das pernadas serão eliminados por não serem naturais nas árvores em plena natureza. Quanto aos galhos novos, eles crescem demasiado e se alongam saindo fora da silhueta do bonsai, então há que os encurtar.
Sem comentários:
Enviar um comentário