A peça O ano do pensamento mágico está em cena no Teatro Nacional São João e é conduzida pela actriz veterana de palcos, Eunice Muñoz, e encenada pelo também actor Diogo Infante.
Trata-se de um monólogo sobre as perdas que passamos na vida, de um momento para o outro, e que são irreversíveis. É a vida de Joan Didion que vemos retratada nos olhos de Eunice. Após 40 anos de união, Joan perde o seu marido John inesperadamente, em 2003, e, paralelamente, enfrenta a fragilidade da doença da filha Quintana. Com esta morte, surge O ano do pensamento mágico onde Joan espera a volta do marido, mesmo depois de pedir autópsia, do funeral e de o cremar, enquanto dá força à filha.
Vai ficar tudo bem... Eu estou aqui ouvimos a cada momento de Joan (Eunice) para a sua filha, mas esta mulher enfrenta uma duríssima realidade e ultrapassa-a com coragem, fantasia, angústia desmesurada e alguma falta de senso da realidade.
O espectador é levado para dentro de sua casa de Malibu e de Nova York, mergulhando na sua história, na sua vida real.
Eunice surge em palco, com uma peça densa, maranhada nos acontecimentos imprevistos, sofre com a personagem e revela-nos a sua alma.
Vemos a artista a sentir as dores, a garra, a alguma falta de auto-piedade e o flagelo do amor incansável.
Sem comentários:
Enviar um comentário