"Há uma margem considerável para a redução dos benefícios fiscais e para o aumento da receita fiscal indirecta (...), especialmente em matéria de IVA e de impostos especiais de consumo, medidas a serem tomadas agora. Para garantir que as poupanças previstas se concretizem, futuros cortes nos salários públicos poderiam ser aprovados agora e cancelados apenas se os objectivos forem alcançados"
FMI
FMI encontra-se na moda, com as ajudas a países europeus, como o nosso e não só... Espanha é o mais recente a precisar de ajuda financeira, mas esclarecendo que é parcial, apenas para os bancos. Parcial ou não, o FMI já salientou que é necessário rever contas públicas e dos bancos que contribuíram para esta situação.
O desemprego já disparou e começaram as manifestações.
Com esta pseudo-ajuda a Espanha, o FMI anunciou que o Governo espanhol deverá reduzir os salários, negociar privatizações e apostar no aumento do IVA, o que já aconteceu por aqui. Bom, são medidas óptimas que têm ajudado a afundar países, como o nosso, a Grécia, a Irlanda que parece que sobrevive, mas os mais calados são os piores e agora é a vez da Espanha.
O que podemos verificar é que as medidas são sempre as mesmas, não visando as situações dos diferentes países, mas a obtenção de receitas a todo o custo. É bom ser senhor do FMI, emprestam dinheiro, mandam e ditam sempre o mesmo. Vejam a situação da Grécia, que se afunda, pois não cumpre os acordos, Portugal que tem a taxa mais elevada de desemprego, de falências, de IVA elevado, de falta de investimento interno, etc.
A "dona" desta Europa, a Sra Merkel já criticou a forma de conduta dos bancos espanhóis, quando se esquece que contribuiu para esta crise, com os submarinos para a Grécia, o apoio às medidas austeras nos países do Sul. Sim, fazemos parte dos países do Sul, versus os do Norte que, pelo que parece, não passam por crises.
Infelizmente, este socialismo capitalista só está a sobreviver com o dinheiro que não é de ninguém além do emprestado, estava tão certa a Sra Thatcher.
Sem comentários:
Enviar um comentário