quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Shame on you...


"Despedimentos ensombram nascimento dos estaleiros West Sea, em Viana"
Público


O Governo português pretende encerrar os estaleiros de Viana do Castelo. Tudo isto ocorre porque o Governo pretende vender os ENVC à Martifer, criando a ilusão que criará 400 postos de trabalho. Esta medida afecta a vida de 620 trabalhadores, que começam a desesperar. Em indemnizações, os despedimentos resultarão em 30 milhões de euros. 
O ministro Aguiar Branco é quem se encontra à frente deste processo de privatização e assegura que a empresa, que ficará responsável pela subconcessão, continuará com a construção e reparação de navios e que assegurará ao Estado uma renda de 415 mil euros anualmente até 2031. 
A oposição contesta esta acção de encerramento dos estaleiros de Viana e acredita, assim como os trabalhadores da empresa, que uma reutilização e reestruturação da empresa permitiria uma revitalização da região. Estamos a falar de pessoas que desejam continuar a trabalhar e acreditam no crescimento e continuação da produção da empresa. Os trabalhadores asseguram que mantêm actividade, que há encomendas e que um dos principais clientes, venezuelano, assegurava trabalho de 15 a 20 anos. Os trabalhadores serão despedidos até Janeiro do próximo ano.
Isto é simplesmente considerado uma V-E-R-G-O-N-H-A!! Mais uma vez, os interesses privados sobrepõem-se aos do público. Se esta é uma empresa com problemas, em vez de se vender e pagar indemnizações com este valor elevado, investia-se na empresa e assegurava-se o emprego já existente. Num momento em que a economia necessita de crescer, em que a produção e exportação são extremamente importantes, que o desemprego se mantêm, encerrar esta empresa é aniquilar postos de trabalho e impedir o crescimento social e económico da região. Mas, sim! Sempre são estas medidas mais fáceis, que afectam as vidas das pessoas e impedem o crescimento da economia. 
Como é ilusória a ideia do sr. ministro Aguiar Branco, ao achar que 400 postos de trabalho estão assegurados, quando 620 ficam em risco. Troca por troca? Seria se a Martifer pretende-se contractar os trabalhadores dos ENVC, mas nem isso é seguro. Será tudo pelo valor ridículo anual? 
Os trabalhadores apelam à intervenção de Cavaco Silva e de Passos Coelho, mas ambos devem estar a par desta situação e devem acreditar que esta é a melhor solução. 

Sem comentários:

Enviar um comentário